Campos Altos/MG
11h53 28 Março 2023

Campos Altos/MG em alerta: Dengue pode levar cidade a estado de emergência

Por Priscila Pedroso - TV KZ
TV KZ
Imagem aérea de Campos Altos/MG

Campos Altos/MG está em alerta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle da Dengue, informou que a cidade pode passar para estado de emergência nos próximos dias em razão dos casos de dengue. Nas últimas quatro semanas o município teve 45 notificações. Os profissionais de Controle da Dengue lembram que as doenças transmitidas pelo mosquito podem levar à morte e é necessário que todos colaborem para eliminar os focos de proliferação do inseto. A Prefeitura destacou ainda que as ações de combate por parte do Município continuam e o setor contratou mais dois agentes para intensificar as atuações. 

Segundo a SMS, os agentes de Endemias e Controle da Dengue realizam visitas nas casas e fazem o trabalho de eliminar focos do mosquito, além do uso de bombas costais nos locais de maior incidência da doença para aplicação do UBV (Fumacê). 

As equipes de saúde apontam que para se reproduzir, o Aedes aegypti precisa de locais com água parada, como potes, frascos, recipientes em construções, calhas, plásticos, bebedouros de animais e pneus. "É necessário uma conscientização e participação de toda população em cuidar dos seus quintais e manter seus terrenos limpos para evitar que o mosquito se reproduza", ressaltou a publicação do Executivo em suas redes sociais. 

Para acionar a equipe de controle da Dengue em Campos Altos, o cidadão poderá ir pessoalmente até a Prefeitura de Campos Altos, na Rua Cornélia Alves Bicalho, 401, no Centro da Cidade, ou ligar no telefone (37) 3426-9102. Em relação aos lotes sujos em Campos Altos, a população pode acionar a fiscalização de posturas por meio do telefone (37) 9 9183-0170.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM